Perfil de investidor: entenda o que é e como descobrir qual o seu

14/03/2024min de leitura

Para conseguir uma boa estabilidade e segurança financeira, além de bons resultados e lucros para conquistar seus sonhos, muitas pessoas decidem fazer algum tipo de investimento, independentemente de qual seja seu perfil de investidor. Porém, para isso, é importante começar pelo ponto de partida: personalizando sua estratégia de investimento. O que diferencia cada investidor é a escolha do caminho traçado até seu objetivo, com mais ou menos riscos de variações na forma como o capital rende.

Logo, se você está procurando os melhores tipos de aplicações financeiras para você, o perfil de investidor é uma excelente ferramenta para entender como formar sua carteira de investimentos. Essa análise funciona como uma maneira de orientar pessoas interessadas em começar a investir. Além disso, ela ajuda investidores iniciantes a ponderarem, principalmente, os riscos e a lucratividade dos ativos. 

Quer entender melhor sobre o perfil de investidor e como descobrir qual é o seu? Então continue por aqui, pois a Nova Época Imóveis preparou esse post para esclarecer todas as suas dúvidas e te ajudar a conhecer o seu tipo de investidor. Para conhecer mais sobre o mercado de imóveis e ter certeza de fazer escolhas certas, nos acompanhe aqui no blog e não deixe de conhecer nosso catálogo de imóveis em www.novaepoca.com.br ou em nossas redes sociais!

O que é o perfil de investidor?

Seguindo a linha de raciocínio do começo desse texto, podemos dizer que o perfil de investidor é o processo de análise das suas características pessoais que avalia suas expectativas com relação aos rendimentos. Ele também avalia seu nível de aceitação de risco, ou seja, quanto está disposto a se arriscar por rendimentos melhores.

Logo, para entender qual o seu tipo de perfil de investidor, é importante que você entenda os seus objetivos financeiros, o quanto conhece sobre suas aplicações e como lidaria com o risco de variação do valor das suas aplicações. Conhecendo o seu perfil de investidor, você pode evitar fazer operações e se arrepender delas depois, perdendo tempo e dinheiro. Se você quiser bons resultados nos seus investimentos, respeitar o seu perfil de investidor será fundamental.

Existe uma tríade do perfil de investidor onde você será enquadrado, a partir da sua análise: segurança, liquidez e rentabilidade. É a partir disso que será determinado qual desses requisitos é mais importante para você na hora de investir. É importante ter em mente que seu destino é o seu objetivo e o resultado da análise do seu perfil de investidor é o que ajudará a identificar os meios mais adequados para chegar aonde você deseja. 

Qual a importância dessa ferramenta para o investidor?

Existem algumas aplicações que oferecem menores riscos de variação do seu valor, ou seja, o montante investido vai crescer ou diminuir de maneira mais suave. Além disso, nesses casos, os lucros ainda ficam disponíveis para resgate imediato, característica chamada de liquidez diária. Um exemplo de opção de aplicação assim é o mercado de imóveis, opção vista como mais conservadora. Mesmo com seu crescimento mais lento, ela oferece mais segurança para o investidor, uma vez que seu capital não será desvalorizado em um curto período.

Essa é a importância de conhecer o seu perfil de investidor, identificar e filtrar, a partir das características das aplicações, as mais compatíveis com seus objetivos e suas necessidades. Já para o investidor que deseja seguir uma estratégia de proteção de patrimônio, aplicações com baixa variação que não afetam o valor principal, ou seja, o que foi investido, serão suas preferências. 

Caso sua ideia seja completamente diferente e você deseje aplicar uma parte do seu dinheiro que só será usado no futuro, investimentos mais arrojados vão ser a opção mais ideal. Isso porque esses tipos de investidores vão conseguir lidar com as variações da sua cotação, uma vez que é exatamente por isso que eles conseguem bons retornos financeiros a longo prazo. 

Quais os perfis de investidor?

Agora que conseguimos compreender como funciona a ferramenta do perfil de investidor e a importância de conhecermos o nosso próprio antes de tomar qualquer atitude, falaremos um pouco dos tipos de perfis de investidores que existem. São três os perfis principais do investidor: conservador, moderado e arrojado. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um?

Conservador

Um investidor considerado conservador é aquele que prefere não correr riscos na valorização de perder o dinheiro que decidiu aplicar. Ele é assim porque pode ter planos definidos para o uso dos seus recursos, como a compra de uma casa própria, ou por ter uma remuneração mais confortável, porém, sem grandes oscilações ou regras complexas de serem acompanhadas e entendidas. 

Para explicar melhor esse tipo de investidor, é como se você escolhesse uma estrada tranquila, mesmo que ela seja mais longa. 

Moderado

O investidor moderado aplica uma parte dos seus recursos em investimentos com menor estabilidade e liquidez, pois compreende que os retornos financeiros nessas modalidades vêm a médio e longo prazo. Com isso, elas apresentam um grau de risco médio em suas variações. Parte da estratégia desse tipo de investidor é aplicar outro montante em investimentos mais conservadores, garantindo certa liquidez para um resgate rápido em caso de necessidade.

Nesse caso, dizemos que esse perfil de investidor procura uma viagem mais moderada, alternando os caminhos e transportes, que ora são mais rápidos, ora são mais tranquilos.

Arrojado

Já esse investidor aceita os riscos de variação em seus rendimentos ou até mesmo alterações no seu capital investido inicialmente, pois ele acredita que a longo prazo todas as movimentações vão trazer resultados positivos ou, ao menos, de reequilíbrio. Esse perfil de investidor compreende que as oscilações fazem parte do tipo de investimento escolhido, por isso, ele prefere seguir uma estratégia que vá trazer segurança a sua situação financeira e diversificar suas aplicações, se equilibrando com aplicações moderadas e conservadoras.

Esse investidor gosta de viajar em alta velocidade, mas sabe que, em alguns trechos, alguns obstáculos o farão retornar em um ponto anterior para poder recomeçar. Porém, ele tem tempo para uma viagem nesses moldes, assim como sabe que o ideal é contar com um especialista nesse setor para orientações precisas quanto a estratégias a serem adotadas.

A Nova Época Imóveis espera que esse post tenha conseguido esclarecer todas as suas dúvidas sobre o perfil de investidor e como descobrir o seu! Caso esteja interessado em investir no mercado de imóveis, fale com um dos nossos corretores e não deixe de conferir nossas opções no nosso site. 
 

 

 

Escrito por Mariana Carvalho

Olá! Preencha os campos abaixo para iniciar a conversa no WhatsApp
Ao enviar, aceito a Política de Privacidade
Ferramentas Úteis
ComponenteVariávelValor
Geral--primary-color
Geral--secondary-color
Geral--contrast-for-primary
Geral--text-color
Header--header-background
Header--header-menu-principal-item-foreground
Header--header-favoritos-foreground
Header--header-central-de-vendas-background
Header--header-central-de-vendas-foreground
Header--header-menu-escondido-background
Header--header-menu-escondido-item-background
Header--header-menu-escondido-item-foreground
Header--header-submenu-background
Header--header-submenu-foreground
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color
Vitrine--vitrine-modelo-primary-color-contrast
Vitrine--card-modelo-primary-color
Vitrine--card-modelo-primary-color-contrast
footer--footer-background
footer--footer-item-foreground
footer--footer-item-foreground-hover
O conteúdo abaixo você irá colar no arquivo "/helpers/defaultCSS.twig":